CONHEÇA O PROJETO

(se você quer receber mais informações, mas não se inscrever ainda, cadastre-se aqui)

ACESSAR FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Escola de palhaçaria voltada para a formação artística de meninas de 15 a 18 anos da Zona Leste de Belo Horizonte!

CONHEÇA O PROJETO

O projeto “A palhaça vem hoje – Escola de palhaçaria” será uma formação gratuita voltada para meninas de 15 a 18 anos da Regional Leste de Belo Horizonte com o intuito de estimular o acesso a produção e formação cultural, o protagonismo e o empoderamento feminino, artístico e social. A formação consiste em aulas semanais, presenciais e com acessibilidade em libras, que acontecerão na sede do Instituto Hahaha, no bairro Santa Tereza. A primeira turma começará no dia 8 de março, com duração de cinco meses. Esse projeto é executado com fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e patrocínio da Drogaria Araujo, Vale e Cemig. As inscrições para a formação estão abertas até dia 25/02 pelo link.



Na história da palhaçaria, a presença de mulheres a princípio era pequena, há apenas algumas referências de atrizes cômicas atuando no final do século XIX nos Estados Unidos e França. Foi somente no início da década de 40 que começaram a ter registros da atuação feminina. O ofício era, predominantemente. Nota-se que a presença da mulher nesse cenário da comicidade foi de invisibilidade e repressão. Apesar disso, podemos destacar alguns nomes que fizeram e fazem história como Dercy Gonçalves, Zilda Cardoso e Lily Curcio.


O Instituto Hahaha está em processo de construção da formação e atuação de mulheres palhaças, e é por isso que ressalta a importância de uma escola só para mulheres, pois assim pode-se assegurar a atuação feminina no campo de atuação circense. Este curso será uma porta de entrada para despertar nas meninas o interesse pela continuidade na formação em palhaçaria ou outra função no mercado artístico. As aulas terão acessibilidade para pessoas com deficiência.



Sobre o Instituto


O Instituto Hahaha é uma organização sociocultural da sociedade civil (OSC), que promove a arte do palhaço em espaços de saúde e ambientes vulneráveis. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, busca garantir o direito e acesso à arte e à cultura para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico. A Palhaça vem hoje?! - Escola de palhaçaria é um projeto executado com fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e patrocínio da Drogaria Araújo, Vale e Cemig.

Gyuliana Duarte

Gestora de Execução Artística

É preciso falar das mulheres que ocupam esses espaços, da sua potência e voz dentro da arte da palhaçaria. O projeto busca promover o diálogo com as meninas e mostrar para elas a possibilidade da formação, abrir novas portas e mirar num futuro possível e acessível para todas. Afinal, Palhaça também é profissão!”

QUEM PODE PARTICIPAR?

Meninas de 15 a 18 anos da Zona Leste de Belo Horizonte-MG

QUAL É O FORMATO

DA FORMAÇÃO?

1ª TURMA

Período do curso: 8 de março a 10 de julho, sempre às terças-feiras.

Carga-horária: 80 horas

Serão 20 encontros, uma vez por semana, de 4 horas


Local de realização: sede do Instituto Hahaha (Rua Estrela do Sul, 125, Santa Tereza-BH)


2ª TURMA

Realização do curso: maio a setembro de 2022, sempre às quintas-feiras.

Período: 5 meses

Carga-horária: 80 horas.

ACESSAR FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

CONHEÇA OS OBJETIVOS DO PROJETO

Ofertar capacitação cultural para meninas de 15 a 18 anos

Estimular o empoderamento feminino, artístico e social

Promover o acesso e inclusão a ações culturais da regional

Incentivar o protagonismo e a produção cultural

ARTISTAS MINISTRANTES

Daniela Perruci

É atriz, professora e pesquisadora na área teatral. Integra o elenco de palhaços do Instituto desde 2014. É mestre em Estudos Teatrais pela Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Formada pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado – CEFAR e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Daniela Rosa

É atriz profissional pelo Teatro Universitário (UFMG) e licenciada em Teatro (UFMG). Estudou palhaçaria em cursos variados e também na ESLIPA-Escola livre de Palhaços. Atuou em apresentações no palco, na rua, na roça, no hospital… e é palhaça profissional no Instituto Hahaha.


Juliene Lellis

Tem experiência como atriz, palhaça, produtora executiva e professora de teatro e palhaçaria. Se graduou em Teatro com habilitação em Licenciatura Plena, pela Escola de Belas Artes da UFMG. Fez o curso técnico de formação de ator pelo Teatro Universitário – UFMG. Entre suas atuações está, “Memórias de Bitita”, do Grupo Circo Teatro Olho da Rua”; “Madame Satã”, Grupo dos Dez; “Paradeiro”, da Tirana Cia.de Teatro.

Esperamos você!